segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Exercícios - Assunto: Comportamento Físico dos Gases

Eu acho esse 2º assunto "mais complicado" do que o anterior, então, vou tentar passar exercícios básicos antes:

Questões:
01. (FUVEST) Massas exatamente iguais de água e etanol foram vaporizadas em uma câmara previamente evacuada. Supondo que os vapores tenham comportamento de gás ideal, explicar qual é a relação entre os valores das pressões parciais destas substâncias no interior da câmara. (H=1; C=12; O=16).

02. (FUVEST) Na câmara de explosão de um motor, uma mistura gasosa de octano e ar, na proporção respectivamente de 4 volumes para 276 volumes, é submetida uma pressão de 28 atmosferas, antes de reagir sob a ação da faísca. Calcule a pressão parcial de oxigênio nessa mistura. Considere que o ar atmosférico contém 20% em moles de oxigênio.

03. (IME) Borbulha-se oxigênio através de uma coluna de água e, em seguida, coletam-se 100cm³ do gás úmido a 23ºC e 1,06atm. Sabendo que a pressão de vapor da água a 23ºC pode ser considerada igual a 0,03atm, calcule o volume coletado de oxigênio seco nas CNTP.

Para mais exercícios, recomendo:
http://www.fisicafacil.pro.br/Sgases.htm

http://www.slideshare.net/profissionalizando/estudo-dos-gases-exerccios-presentation


_____________________________

Um comentário:

Anônimo disse...

Como resolve a questão:
(FUVEST) Na câmara de explosão de um motor, uma mistura gasosa de octano e ar, na proporção respectivamente de 4 volumes para 276 volumes, é submetida uma pressão de 28 atmosferas, antes de reagir sob a ação da faísca. Calcule a pressão parcial de oxigênio nessa mistura. Considere que o ar atmosférico contém 20% em moles de oxigênio.