quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Estequiometria 1/3 (do grego, stoicheion = elemento; metrein = medir)

Resumo dos Principais Conceitos
Unidade de massa atômica: é igual a 1/12 da massa do isótopo mais comum do carbono, de massa atômica arbitrada como 12,00000 u.
Massa atômica: é a massa de um átomo e indica quantas vezes um átomo de um determinado elemento químico é mais pesado que 1/12 do isótopo do carbono 12. Assim: [MA] = u.
Massa molecular: é a massa de uma molécula; é igual à soma das massas atômicas dos átomos que formam a molécula. Para substâncias não-moleculares é mais adequado usar a expressão "massa fórmula" (MF). Assim: [MM] = [MF] = u.
Número de Avogrado: é o número de átomos existentes quando a massa atômica de um elemento é expressa em gramas. Na = 6,02 x 10²³ = 1 mol.
Massa molar: é a massa de um mol de uma determinada substância. A massa molar é numericamente igual à massa molecular. [M] = g/mol. Assim, 1 mol de átomos de qualquer elemento pesa "x" gramas, sendo x o número que representa a massa atômica do elemento. E, 1 mol de moléculas de qualquer substância pesa "x" gramas, sendo x o número que representa a massa molecular (ou massa fórmula) da substância.
Grau de pureza (p): é o quociente entre a massa da substância principal (m) e a massa total da amostra (m'), ou massa do material bruto.
Rendimento (r): é o quociente entre a quantidade (q) de produto realmente obtida e a quantidade (q') de produto que seria teoricamente obtida pela equação química correspondente.
Fórmula molecular: indica quais e quantos átomos de cada elemento constituem uma molécula de determinada substância.

Fórmula mínima: indica a menor porção inteira entre os átomos dos diferentes elementos na substância.

Fórmula percentual: indica os elementos formadores da substância e suas porcentagens em massa.

_________________________________

Nenhum comentário: