quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Estequiometria 2/3

LEIS PONDERAIS DA QUÍMICA
a) Lei da Conservação da Massa ou Lei de Lavoisier
"Quando uma reação química ocorre em ambiente fechado, a massa total antes da transformação é igual à massa total após a transformação", ou seja, "Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Obs.1: Os balanceamentos das reações estão baseados na Lei de Lavoisier;
Obs.2: No começo do século XX, Einstein elaborou a Teoria da Relatividade, com a qual previu a possibilidade de converter matéria em energia:

onde:"" representa a variação de energia; "" a variação de massa; e "c" corresponde à velocidade da luz no vácuo -> c=3 x (10000)² m/s.
b) Leis das Proporções Definidas ou Lei de Proust
"Uma determinada substância pura contém sempre os mesmos elementos combinados na mesma proporção em massa, independente de sua origem."


c) Lei das Proporções Múltiplas ou Lei de Dalton

"Quando dois elementos químicos formam vérios compostos, fixando-se a massa de um dos elementos, as massas do outro elemento variam numa proporção de números inteiros e, em geral, pequenos."
Exemplo:

Logo, para uma massa fixa de hidrogênio, a proporção entre as massas do oxigênio é de 16:32, ou, 1:2.
d) Lei Volumétrica de Gay Lussac (proporção entre volumes gasosos)
"Numa reação química, os volumes dos reagentes e produtos gasosos, medidos nas mesmas condições de temperatura e pressão, estabelecem entre si uma proporção de números inteiros e pequenos".
Exemplo:

Obs.: A proporção em volume é a mesma que em mol e igual à relação entre os coeficientes.

Princípios da Teoria Atômica de Dalton
"I. Qualquer espécie de matéria é formada de átomos. Os átomos são minúsculas partículas, que não podem ser divididas nem transformadas em outros átomos.
II. Todos os átomos de um mesmo elemento são iguais em massa, tamanho e em todas as suas propriedades, ou seja, possuem a mesma identidade química.
III. Átomos de elementos diferentes possuem propriedades químicas e físicas diferentes.
IV. Um composto é constituído pela combinação de átomos de dois ou mais elementos que se unem entre si em várias proporções simples. Nessas combinações, cada átomo guarda sua identidade química".

____________________________________

Nenhum comentário: